Arquivo de dezembro, 2013

Perspectivas para 2014

Postado por Tharcisio Souza Santos em dezembro 22, 2013  |  No Comments

Neste final de ano, já com os dados preliminares de desempenho da economia brasileira, é possível analisar, ainda que de maneira breve, os resultados alcançados e fazer uma projeção sobre o futuro imediato.
Nosso primeiro comentário deve ser dirigido à questão energética.
O ano de 2013 foi marcado por um conjunto de notícias de sentido complexo e muitas vezes antagonico: por um lado, afirmou-se o processo de exploração no pré-sal, com o leilão do Campo de Libra, ao mesmo tempo em que notícias mais animadoras, dando conta de novas descobertas foram divulgadas pela Petrobrás.
Por outro lado, a questão do preço dos combustíveis foi marcante, contribuindo para agravar os resultados da companhia estatal e ampliar as dificuldades de gestão da mesma, justamente quando mais se faz necessário dispor de crédito amplo para desenvolver as jazidas de petróleo em aguas profundas.
A manutenção de preços estabilizados para petróleo e derivados, em dissonância com o comportamento desses produtos no exterior só pode ser explicada como uma tentativa canhestra de controlar a inflação através do emprego de um instrumento nada adequado.
Mais do que nunca, os resultados da Petrobrás são requeridos, como uma alavanca para a obtenção do enorme volume de recursos que a empresa deverá mobilizar para conseguir explorar as jazidas recém descobertas. Qualquer notícia de uma eventual redução da classificação de risco poderá acarretar, no mínimo, no encarecimento dos recursos que a empresa precisa obter, quando não significar um obstáculo à continuidade do processo de investimentos. É fundamental praticar preços realistas para petróleo e derivados!

Arquivado em: Diversos